segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Confiar em Deus



Confiar em Deus. O que isso significa? Não há sentido tentar entender isso de forma religiosa. Até porque não é possível confiar em alguém apenas na teoria. Confiar é mais do que um sentimento, é uma atitude. Em Mateus 6:25-34, Jesus nos ensina a confiar somente nele. Ele nos lembra da importância da nossa vida, que é muito maior do que o alimento de que precisamos para sobreviver. Isso é muito corriqueiro em nosso dia a dia, onde nos deparamos com situações em que estamos mais preocupados com as coisas materiais do que com as nossas próprias vidas. Afinal, o que mais importa: sermos bem-sucedidos materialmente ou espiritualmente? Muitas vezes, estamos mais ocupados em nos preocuparmos com o nosso bem-estar material que “não temos tempo” para ouvir o que Deus quer nos ensinar, nos falar, nos repreender. Assim, acabamos perdendo bênçãos que Deus quer nos dar, em prol da satisfação da nossa vontade.

Jesus nos ensina que, se confiarmos nele, as demais coisas nos serão dadas. Mas, como fala em 1 Coríntios 1:25, a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana. Entregarmos o nosso caminho a Deus sem nos preocupar com o que comeremos ou com aquilo que é essencial para nós parece loucura humana, mas é sabedoria divina. Porém, pensando um pouco mais, não é uma loucura irracional. Deus, em Seu trono de glória, enviou seu próprio filho para morrer no lugar de pecadores para que pudéssemos ser salvos. Quem imaginaria Deus tomando essa atitude e não cuidando das pessoas que Ele salvou? Soa um tanto quanto estranho, não? Pois Deus nos desafia a tomar esse passo de confiança total nEle.

A começar pelos nossos pensamentos. Em que temos pensado? Não apenas pensado, mas em que temos meditado? Da nossa mente é que partem as nossas decisões e atitudes. De que temos enchido a nossa mente e o nosso coração? A boca fala do que está cheio o coração. Se estivermos cheio do Espírito Santo, sairá de nossa boca frutos do Espírito Santo. Caso esteja cheio de preocupação, é isso que sairá de nossa boca. Isso não ocorre apenas por palavras, mas também (e principalmente) pelas nossas atitudes. Por exemplo: se eu me arrependo de uma atitude que eu cometi, não são as palavras de “estou arrependido” que mostrarão que eu realmente mudei de atitude, mas, como Jesus ordena a fariseus e saduceus em Mateus 3:8, são os frutos que virão da metanóia que me dirão se eu me arrependi ou não.

E o que isso tudo tem a ver com confiar em Deus? Quando você confia em alguém, não importa o que ele te diga – você sabe que ele quer e faz o melhor para você. Da mesma maneira é com Deus; se confiamos nEle, sabemos que Ele tem o melhor para nós. Se confiamos nEle, colocamos os nossos pensamentos debaixo da Sua vontade. Passamos a viver de forma diferente; passamos a ter um estilo de vida novo. Confiar em Deus não é ter apenas um pensamento diferente – é ter uma vida renovada. Confiar em Deus é andar debaixo do Seu propósito, sabendo que Ele age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam (Romanos 8:28).

Um comentário:

  1. Isso aê, amor... Vamos confiar em Deus nas pequenas e grandes coisas. Afinal, que pai dá pedra ao filho, ao invés de pão?

    Beeeijos, lindo!

    ResponderExcluir